Corte de cargos abre caminho para a terceirização na Câmara

Mesmo que a preocupação de boa parte dos parlamentares e, igualmente, dos servidores da Câmara santa-mariense seja com os festejos de 20 de setembro, Dia do Gaúcho, que culminam neste final de semana, há uma situação com o condão de deixar parte do funcionalismo do Parlamento com o pé atrás: o Projeto de Lei de autoria da Mesa Diretora, que extingue mais de 20 vagas na Casa, como mostra a imagem que ilustra esta nota.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Mesmo que o verniz tenha sido dado – de que a iniciativa não cria qualquer impacto aos atuais servidores do Legislativo –, há o outro lado da moeda, ou seja, esses cargos não serão oferecidos em eventuais concursos públicos. E o que isso significa? Certamente não o fim das funções, que continuarão a existir. Mas quem irá exercê-las?


Reprodução

 
Pela proposta em tramitação, serão extintas 17 vagas de agente legislativo: recepção, vigilância, sonoplastia e mixagem e manutenção. Além disso, duas vagas de técnico legislativo em informática e duas vagas de analista legislativo – técnica da informação, também deixarão de existir.

 

 
Toda essa situação já vinha se desenhando ainda no ano passado. À época, estava tudo delineado para a colocação de um serviço no controle de acesso ao Palacete da Vale Machado (a exemplo do que já existe no Judiciário, e na própria prefeitura), só que um problema da gestão havido em 2024 inviabilizou a concretização da ideia.


Agora, a história é diferente. A articulação bem amarrada acendeu o sinal de alerta para uma enxurrada de cargos extintos e consequentemente a terceirização de serviços.

 
A presidência esteve reunida, nesta semana, com os servidores que serão diretamente afetados com a extinção das funções (como recepção e vigilância) e o recado foi dado: os cortes se dão junto àquelas funções com pouca entrega ou defasada. Pooois é.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

Quadro de servidores da TV Câmara permanece intacto. Por enquanto! Anterior

Quadro de servidores da TV Câmara permanece intacto. Por enquanto!

Fogo amigo na Câmara e desinteresse dos edis pela Feira do Livro Próximo

Fogo amigo na Câmara e desinteresse dos edis pela Feira do Livro

Claudemir Pereira